Vale de Junco
É provavelmente uma das localidades mais dinâmicas da Freguesia de Comenda. Apesar de também ser uma das mais pequenas, Vale de Junco faz justiça a estas palavras com os seus modernos e arrojados empreendimentos.
É nesta localidade que se situa um dos mais emblemáticos empreendimentos industriais da Freguesia. Falamos da fábrica Fumeiro do Monte. Usando as mais tradicionais e antigas técnicas na obtenção de enchidos, apresenta muitas e variadas "iguarias", sem esquecer os mais elevados padrões de qualidade e higiene.
Vale de Junco é uma localidade situada na Ribeira de Margem, num seguimento quase natural da aldeia de Ferraria. De casas tradicionais à mistura com modernas habitações, dista da sede de Freguesia 12 Km. Segundo os sensos de 2001 Vale de Junco tinha 29 habitantes que viviam em 12 habitações.
![]() |
![]() |
As terras de Vale de Junco são ricas em água, e já em 1791 se pedia a divisão da mesma para o regadio do milho. Segundo postura da época a coima para quem desviasse a água era de 240 réis e 3 dias de prisão, sendo que o desvio havia sido feito pelos proprietários de Vale de Junco.
Hoje a aldeia com a sua fábrica de Fumeiros e as estufas para desenvolvimento de produtos hortícolas é um local agradável e acolhedor.
fontes consultadas: jfc / memórias do gavião